top of page

O Retiro de Yoga e Natureza

No passado fim-de-semana aconteceu mais um incrível retiro de yoga em Mafra, na Casa dos 4 Ventos. Longe das rotinas, pressas e stresses do dia-a-dia, os participantes conquistaram assim, 2 dias de pura evasão para descobrir o seu verdadeiro EU.


Este retiro foi particularmente interessante, uma vez que participaram várias pessoas que foram sozinhas à descoberta, o que tornou as práticas de yoga e restantes exercícios ainda mais desafiantes.

Foi notória a transição da postura física e emocional, desde a chegada até ao final do retiro. As expressões corporais e faciais das pessoas mudaram por completo e no fim, todos nós regressámos às nossas vidas com um sentimento de enorme gratidão, partilha e felicidade no coração. Além das quatro habituais práticas de Ásana, praticámos também Pranayama (técnica de respiração), Yoganidras (relaxamentos profundos conduzidos) e meditação.

E por ser Primavera, este retiro permitiu o contacto directo com a natureza. Sendo possível fazer exercícios na praia, com yoga a pares e meditação - que foi um dos momentos preferidos de muitas pessoas.


O facto deste retiro ter acontecido num período de lua cheia, permitiu realizar alguns desafios de desenvolvimento pessoal. Mas as experiências junto da natureza não acabaram aqui: no domingo o grupo fez uma caminhada em silêncio pelas paisagens idílicas junto à casa. Durante as duas paragens programadas, houve tempo para mais exercícios respiratórios e outros que deixo especialmente no coração de quem praticou.


Todos os participantes aceitaram o desafio de colher da natureza, objetos para construir uma mandala de grandes dimensões no final do retiro. Uma marca de beleza e purificação que aconteceram nestes dias.





Além de todas estas experiências incríveis, alimentámo-nos de refeições saudáveis, deliciosas e sobretudo, abundantes :)


A Casa dos 4 Ventos oferece um ambiente repleto de boa energia, ambiente confortável e atitude ecológica que nos inspira nas nossas ações do dia-a-dia.


Obrigada a todos que participaram... Em Novembro há mais!









Posts recentes

Ver tudo
bottom of page