top of page

Detox mental: já experimentaste?

De todos os detoxes que fiz sabes qual mais me impactou? 𝐎 𝐝𝐞𝐭𝐨𝐱 𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥.



Já partilhei com vocês que faço regularmente limpezas ao meu corpo: jejuns só com alimentos específicos, jejuns só de água, hidrocolonoterapia e muitos outros. Acredito e tenho experimentado no meu corpo que de vez em quando é mesmo importante fazer uma limpeza grande. Mas sempre senti incompleto fazer dietas e limpezas ao corpo físico, e não fazer o mesmo com o corpo mental. Somos um todo e todos os nossos corpos estão interligados e se influenciam para o bem e para o mal.


Por isso sei que de vez em quando tenho que “limpar a mente”: esvaziar ao máximo os estímulos aos quais não consigo fugir, os restos de preocupações e pensamentos tóxicos, as imagens, ideias e conceitos que talvez já precisem de atualização, e tantos outros “acessórios mentais” que por esta cabeça vão passando.


Para além da “higiene mental” regular que se pode praticar com meditação, para mim é preciso também fazer detoxes mais intensos de vez em quando.


* ALGUMAS SUGESTÕES:

👉 detox digital: ficar uns dias longe de redes sociais, mails e internet de um modo geral;

👉 detox de informação : ficar uns dias sem consultar TV, jornais, ou informação de qualquer fonte;

👉 detox de silêncio: ficar uns dias sem falar com ninguém e sem que ninguém fale comigo;


Acredita que são experiências das quais ninguém volta igual. Do mesmo modo que nos sentimos muito bem quando voltamos de um detox alimentar, quando regressamos de um retiro de silêncio de 2 dias parece que tirámos um mês de férias! Eu estou a preparar-me em breve para fazer o meu retiro pessoal. E tu se quiseres guarda a data para o retiro anual de silêncio que vou dar de 𝟏𝟐 𝐚 𝟏𝟒 𝐌𝐚𝐢𝐨 𝐧𝐨 𝐀𝐥𝐞𝐧𝐭𝐞𝐣𝐨.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page