top of page

Pode um mantra elevar a nossa vibração?

Sabias que num estudo*, Neurocientistas conseguiram concluir que os mantras possuem a capacidade de ajudar a mente a libertar-se de conversas e pensamentos em segundo plano e acalmar o sistema nervoso?


Mas o que é um Mantra?

Um mantra pode definir-se como oração, canção sagrada, sílabas programadas e até mesmo um poema religioso. Algumas religiões utilizam os mantras para saudar, oferecer boas vibrações e louvar os deuses ou datas comemorativas, e passar um conhecimento ou ensinamento ancestral de forma oral. Outras, utilizam-nos com a intenção de cura, prosperidade, autoconhecimento, meditação.


Enquanto repetimos um mantra, a nossa mente começa lentamente a deixar para trás os pensamentos que nela pairam habitualmente, para dar lugar a um som, palavra ou frase. A repetição do mantra, transforma o nosso nível de consciência, deixando-nos calmos, gratos e mais próximos de um estado meditativo.


Ao início, repetir ou cantar os mantras pode criar estranheza e vergonha aos praticantes, mas depois de experimentada a sensação que estes provocam, passam a ser uma importante ferramenta de saúde e bem-estar internos.


Partilho agora contigo um dos meus mantras preferidos:


PRABHU AP JAGO IPARAMATMA JAGO I MERE SARVE JAGO I SARVATRA JAGO

“O mantra PRABHU AP JAGO PARAMATMA JAGO MERE SARVE JAGO SARVATRA JAGO, por si só, produz um efeito no corpo, na mente e no espírito. Mas, se o praticante está consciente do significado das palavras e canta com consciência, este cântico transforma-se numa oração - uma oração de Deus para Deus.

O significado deste mantra é: “Deus desperte, Deus desperte em mim, Deus desperte em todos os lugares”. Mas, podemos interpretá-lo de outra forma: sabemos que Deus é amor, então nós dizemos: “que o amor desperte; que o amor desperte em todos os lugares”, ou ainda “abra o meu coração e, estando o meu coração aberto, eu peço que abra o coração do meu irmão.”


Cada mantra tem diferentes interpretações:


Qual é a tua favorita? Partilha comigo :) *Estudo publicado no "Journal of Cognitive Enhancement".





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page