top of page

Tempo de balanços

Estamos no último mês de um ano memorável. Mal ou bem, com mais ou menos desafios, 2020 ficará para sempre na memória de todos nós.


Sou de fazer balanços. Todos os anos gosto de no mês de Dezembro, olhar para trás e perceber o que me trouxe o ano que termina. Confesso que este ano é tudo bem diferente, mas acredito que este exercício é útil e nos pode trazer mais consciência, sobre o que podemos melhorar em nós e na nossa vida.

Partilho contigo algumas reflexões pessoais de final de ano, vê se te são úteis também. Tenta que a conjuntura actual não seja a “causa” de tudo o que respondes. Neste exercício o interessante é perceber o que fomos capazes de fazer a nível pessoal com o ano que vivemos.


Aqui fica o exercício:

  • O que correu pior e melhor para mim?

  • Como reagi aos piores momentos? Porquê? Como faria melhor com aquilo que sei hoje?

  • Consigo identificar novas oportunidades que surgiram para a minha vida pessoal? Como as vivi e explorei?

  • Consigo identificar novas oportunidades que surgiram para a minha vida profissional? Como as vivi e explorei?

  • Consigo retirar algumas aprendizagens do que me aconteceu este ano? Como posso levar estas aprendizagens e experiência para o futuro?

  • O que cresceu em mim como Ser Humano? O que melhorei como pessoa? O que contribui para os que estão à minha volta e para o mundo? Como posso melhorar este aspecto no novo ano que entra?


Sugestão: faz esta análise sem te julgares. Este é um exercício que tem como objectivo detectar oportunidades que podem ser melhoradas. Por isso evita cair no erro de te criticares ou julgares por não teres feito melhor! Lembra-te que fazemos sempre o melhor que pudemos com o nível de consciência que temos a cada momento. E a vida está sempre a dar-nos possibilidade de fazer melhor da próxima vez!




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page