top of page

Como podes aproveitar esta crise?

Tenho uma terrível mania de acreditar que todos os desafios, problemas ou crises são mesmo oportunidades para subirmos um degrau na escalada do nosso caminho. Fiquei fascinada quando descobri há uns anos que a palavra chinesa CRISE, é composta, em uma das possíveis traduções, por dois caracteres: risco + ponto crucial/oportunidade.

Mesmo nas minhas fases mais negras e difíceis, sei que tudo é uma questão de tempo até se revelar o sentido da crise.

Por vezes o sentido revela-se de forma rápida, outras vezes nem por isso, e só em fases mais avançadas do caminho conseguimos olhar para trás e entender a oportunidade que nos foi dada.

Outras vezes porém o sentido revela-se, mas estamos de olhos fechados para o ver, ainda de olhos virados para a crise, ou para a cicatriz que ela deixou.

Estamos cegos e agarrados à nossa própria cegueira, conseguindo até por vezes ser o seu maior defensor! Quem sou eu afinal se a crise passar? Quem sou eu afinal sem aquele problema?

Resumindo, o que queria partilhar contigo, é que não há crise que não traga algum tipo de crescimento pessoal. Por isso te lanço um desafio. O que te trouxe de crescimento esta crise pandémica?

Procura fazer o exercício pessoal e não em termos genéricos. Podemos apontar sem pensar muito, por exemplo, vantagens ambientais do descanso de poluição que foi dado à Terra. Mas para ti? Para a tua vida pessoal, para o teu mundo, para o teu crescimento como Ser Humano, identificas algo que te possa ter feito crescer? Não tens de ter esta resposta, nem de saber responder para já. O meu desafio, caso o aceites, é que estejas atento, presente e de olhos abertos a esta possibilidade. Partilha comigo as tuas ideias sobre este assunto.

É sempre um prazer ler-te!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page