Perdoar é um ato de coragem

A primeira vez que me disseram que tinha de perdoar alguém que já me tinha magoado várias vezes, pensei que teria de ter uma conversa com essa pessoa e que isso seria

impossível de acontecer.

Porém, o perdão acontece quando decidimos perdoar alguém dentro de nós.


Quando entendemos que não faz sentido continuar a alimentar rancor, raiva, incompreensão. Estes sentimentos mantêm-nos presos numa espiral da qual não sabemos sair e muitas vezes, acabam por ser um autêntico veneno, responsável por problemas de saúde físicos e mentais.


Mas, perdoar é muito difícil, uma vez que é uma decisão profunda, a um nível interno difícil de chegar sem que nos dediquemos realmente a ele.


Mas é também libertador. Leva-nos a uma nova forma de estar, abre portas que estavam fechadas, traz paz e uma nova forma/fórmula para lidar com as nossas emoções.


Não te sintas frustrad@ se não conseguires encontrar esse perdão sozinho/a.

Procura ajuda, fala com um terapeuta, pesquisa sobre várias terapias que existem para ajudar a dar o primeiro passo nesta área tão sensível: o nosso íntimo, bem no fundo das nossas camadas.


- Lembra-te que o perdão não chega de forma rápida nem imediata;

- Perdoar não significa esquecer;

- Perdoar não depende de um pedido de desculpas de outra pessoa (que pode nunca chegar);

- A ideia de perdoar pode parecer-te impossível inicialmente;

- Perdoar é ficar em paz e ter mais saúde.


#selfcare #perdoar #perdao #autocuidade #desenvolvimentopessoal #crescimento #libertar #saudemental #mudardeatitude #mudançainterna #pazinterna

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo