• Rita Cachaço

Aumentar a Imunidade


A curcuma também conhecida como açafrão da índia ou turmeric, é uma raiz de cor alaranjada que tem sido utilizada há séculos, não só para conferir um sabor e cor exótica à culinária, como também devido às suas inúmeras propriedades terapêuticas.


É indicada no auxílio do processo digestivo, uma vez que estimula as secreções digestivas e diminui a formação de gases.Tem havido estudos recentes centrados nas suas propriedades anti-inflamatórias, havendo agora cada vez mais suplementos alimentares indicados no tratamento de artrites e de outras situações inflamatórias.

As suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas também apontam para ser muito benéficas em alguns problemas de pele. É ainda muito rica em Ferro e Cálcio.


Quando usares curcuma nos teus cozinhados, inclui sempre pimenta preta para retirar o potencial máximo. A pimenta possui uma substância denominada piperina que aumenta bastante a biodisponibilidade da curcumina. Há marcas no mercado que já combinam as duas especiarias nas quantidades certas.


Aqui te deixo uma receita deliciosa, muito indicada para constipações, dores de garganta e tosse. Junta num recipiente:


- Mel

- Gengibre ralado (a gosto)

- Uma pitada de raspas de casca de limão

- Curcuma com pimenta preta da Iswari (uso esta marca pois já traz a combinação das duas mas podes usar o que tiveres em casa).


Mexe bem até ficar bem misturado e o mais uniforme possível. Guarda num recipiente fechado para ires tirando uma colher de chá ou sobremesa sempre que quiseres.

30 visualizações