top of page

8 dicas para aumentar a Imunidade Mental

Todos nós sabemos que se nos alimentarmos bem, a probabilidade de termos saúde é maior. Mas por que será que nunca ninguém nos deu a receita para aumentar a nossa imunidade mental? É claro que não é tão simples como fazer um batido ou comer um superalimento, mas porque não começarmos a cultivar a nossa resistência emocional?



A imunidade mental consiste na capacidade da nossa mente lidar com o que acontece dentro dela: medos, receios, inseguranças, pensamentos repetitivos, fazem parte da natureza humana, mas nem sempre significa que nos deixemos dominar por estas emoções. Não é fácil (nada mesmo) reduzir a ansiedade para nos sentirmos mais fortes, mas espero que estas sugestões te ajudem a ultrapassar qualquer situação mais angustiante que possas estar a viver agora.


1 - É muito importante aceitar o que estamos a sentir e lembramos que tudo é passageiro, mesmo que no momento não pareça. Ignorar as emoções torna-se mais perigoso do que tentar libertá-las (chorar, gritar, saltar, falar...)


2 - Limitar o tempo de preocupação mental . Tira 10 a 20 minutos por dia para te dedicares a essa preocupação. Nesse tempo podes estar ansioso e preocupado, mas, depois desse tempo, quando os pensamentos angustiantes voltarem, diz-lhes que irás falar com eles mais tarde e que naquele momento estás ocupado com outras coisas.


3 - Observar, através da atenção plena (mindfulness), o nosso medo, receio ou problema como se fossemos espectadores externos. Só o facto de reconhecermos determinado problema sem julgamentos, diminui a força das emoções.


4 - Tudo é transitório. Se agora nos estamos a sentir ansiosos não significa que somos pessoas ansiosas e que essa emoção vai dominar a nossa vida. Somos muito mais do que o nosso estado de espírito atual.


5 - Trabalhar o corpo, acalma o cérebro. Já todos sabemos que o poder que o exercício físico se reflete no nosso humor, emoções e bem-estar geral.

E o melhor é que é uma sensação imediata.


6 - Descansar ativamente. Para quem está a ultrapassar momentos mais ansiosos, dormir bem pode não ser uma tarefa assim tão simples. Mas existem outras formas de descansar um cérebro esgotado: tomar um banho quente e mais demorado, ler um livro sem distrações (desligar o wifi do telemóvel), pintar mandalas, fazer quebra-cabeças ou dedicar um pouco do nosso tempo à respiração profunda abdominal que trabalhamos no Yoga e que tanto nos acalma, nutre nos faz sentir imediatamente mais calmos e em paz.


7 - Experimentar fazer algo novo (com frequência). Ler um livro diferente, ouvir um podcast inspirador enquanto cozinhas, fazer uma receita diferente, experimentar um ritual de beleza... acredita que o cérebro vai gostar de uma marca nova e positiva.


8 - Passar menos tempo online . As redes sociais retiram-nos energia e sobretudo tempo útil de vida! A constante comparação com os outros ou o excesso de informação, enfraquece a imunidade mental e retira-nos tempo para fazer coisas boas na vida real.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page