top of page

Afinal o que é o Prãna?

A melhor definição para prāṇa será energia ou força vital.


Na tradição Oriental fala-se do Chi como conceito idêntico (Chi Kung; Tai Chi), como a força que anima e mantém todo o cosmos vivo. O prāṇa está presente nos alimentos, no ar, na água, na luz do Sol. Alimentamo-nos do prāṇa presente nos elementos referidos, através do nariz, pulmões, língua e pele. Quando o prāṇa sai de um corpo, esse corpo morre, por isso queremos o nosso corpo sempre pleno de prāṇa a circular! Para estarmos saudáveis deveríamos ter esta energia vital sempre presente em grande quantidades e em boa circulação.


Como podemos então potenciar em nós esta energia vital?


⇨ Captando o prāṇa dos alimentos frescos e sem químicos: o prāṇa presente num vegetal fresco é totalmente diferente de num vegetal congelado ou enlatado por vários anos e mantido em conservantes.


⇨ Captando o prāṇa na natureza através do ar puro e rico em espaços verdes. Esta energia vital é mais pobre por exemplo numa cidade (não é por acaso que quase instintivamente aproveitamos para respirar fundo quando nos encontramos no meio da natureza.)


⇨ Captando o prāṇa do Sol através da sua luz e calor; do Mar, das Serras, das florestas. Toda a Natureza está repleta desta vitalidade.


⇨ Através desta incrível disciplina do Yoga, o Prāṇāyāma que como o nome indica é a técnica que trabalha a expansão (ayāma) do prāṇa. Um dos principais objectivos desta técnica é alimentar-nos do prāṇa do ar (aumentando em nós os níveis de prāṇa).

Assim todas as funções vitais são melhoradas: as trocas gasosas nos pulmões são mais eficientes, há uma melhoria da digestão e actividade peristáltica, e há um aumento da vitalidade e do vigor. Ou seja mais saúde e vitalidade!


Agora que já sabes da importância desta preciosa energia vital, procura maximizá-la em ti quando escolhes o que comer, onde passear e como respirar!


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page