• Rita Cachaço

Como sentes o Inverno em Ti?


O Inverno tende a ser a estação menos alegre. Aquela em que se reclama mais (do frio, da chuva, da falta de luz), e muitas vezes da energia mais baixa que nos impede de fazer tudo o que queremos.

Mas devemos sempre lembrar que a Natureza é perfeita, e em tudo há uma ordem. Se temos menos energia é mesmo para que assim seja!

As árvores não dão fruta todo ano, as flores caem e voltam a nascer e até alguns animais hibernam neste período. Porque haveríamos nós de querer ser diferentes de toda a Natureza?

O Inverno é por excelência um período de recolhimento. Uma energia que te pede que baixes o ritmo. Que descanses mais, que te nutras e que, uma vez que a energia (a tua e a do exterior) é menor, a respeites e a reserves para ti. Em breve a Primavera chegará e terás oportunidade (tal como toda a Natureza) de florescer e sair do casulo. Mas até lá, porque não aproveitar para te tornares mais sensível e ouvires os ritmos do teu corpo? Aproveita para desfrutar dos momentos bons de estar em casa. Há quanto tempo não dedicas um dia (ou uma tarde) à leitura de um belo livro? Pesquisa o mundo do chás e os seus benefícios. Abusa do gengibre e coloca um pedaço em todos os chás que fazes. Nada combina melhor com uma tarde de inverno do que um belo chá gengibrado!

Explora o mundo da aromoterapia e dos difusores de essências e cria na tua casa um casulo de bons odores medicinais e boa energia! Cria o melhor ambiente na tua casa para que te sintas cada vez melhor em estar lá. Que possa ser esse o teu lugar de descanso e nutrição, como fazem os animais quando escolhem onde hibernar. Medita, ou simplesmente contempla. Quando foi a última vez que ficaste sem fazer nada? E desde quando se implementou a ideia de que isso é mau, ou que és preguiçoso se o fizeres? Vamos ouvir mais o nosso corpo e menos o ruído que vem de fora. Resumindo, desacelera e desfruta. O Inverno pode ser maravilhoso se o soubermos ouvir.


19 visualizações