• Rita Cachaço

Para aqueles que sempre quiseram experimentar uma aula de Yoga e ainda não o fizeram


Ao longo destes anos que dou aulas, são muitas as pessoas que me contactam para ir experimentar uma aula de yoga. A maior parte acaba por realmente ir , mas há um número considerável de pessoas que desiste antes mesmo de ir à aula experimental.

E porque desistem as pessoas mesmo antes de tentarem algo que supostamente querem fazer?

Duas razões: medo e vergonha.

O medo é na maior parte das vezes o maior entrave às nossas vontades, desejos e sonhos. Quantas vezes não se perdem incríveis oportunidades porque se teve medo de tentar? E o pior é a incerteza que isto deixa: e se eu tivesse tentado?

E muitas vezes aperta o medo de entrar numa sala de yoga onde se calhar nos vão pedir para fazer coisas difíceis, acrobáticas, e aparentemente perigosas! Sentimos aquela vontade imediata de justificar “mas olhe que eu nunca fiz isto”, “nem desporto faço há anos e estou todo enferrujado!”.

A questão é que, como todos sabemos, não há melhor sensação que a de um desafio ou medo superado. Portanto aventurem-se sem medo no mundo do yoga! Um professor experiente e profissional nunca irá colocar os seus alunos em risco e tem conhecimento para saber como trabalhar com alunos iniciantes. O propósito do Yoga não é fazer posturas difíceis muito menos nas primeiras aulas, quando o próprio aluno ainda está a conhecer o seu próprio corpo.

Depois vem a timidez ou vergonha de não conseguir fazer “aquelas posturas difíceis”. Ainda mais quando parece que toda a gente já as consegue fazer! Alegrem-se os mais tímidos pois acreditem, passamos todos pelo mesmo! Ninguém nasce a fazer Ásanas perfeitos. O caminho do yoga é precisamente esta conquista e desenvolvimento constante. O subir um degrau a cada aula e sentir que afinal podemos e conseguimos fazer muito mais que imaginávamos. Isto desenvolve a nossa auto- confiança dentro e fora da sala da prática.

Por isso aqui fica o meu contributo para a vossa motivação: se sentem curiosidade ou vontade de experimentar, não deixem de o fazer por medo ou timidez. Acreditem que o retorno é enorme. Pesquisem e informem-se sobre as diferentes linhas de Yoga e professores e dêem o primeiro passo. Acreditem que nunca se arrependerão.

Boas Práticas!

#aulasdeyoga #yoga #exercício #saúde

606 visualizações