• Rita Cachaço

Dolce fare niente


Chegou finalmente aquela altura do ano por que todos esperamos. Todos planeámos alguma coisa, quer seja uma viagem, idas a festivais, partilhar férias com amigos ou passar uns dias em família sem o stress da rotina.

Tudo isto é maravilhoso e tem benefícios incríveis para a nossa sanidade mental, mas por vezes o corpo ressente-se de parar bruscamente as suas atividades semanais. É claro que o corpo deve também descansar, mas há coisas muito simples que podemos fazer diariamente que nos vão ajudar a manter a forma e a sentirmo-nos ativos e com energia.

Deixo-vos com algumas sugestões para levarem convosco em férias e aplicarem sempre que vos for possível. Garanto-vos que o regresso em Setembro não será doloroso :)

- De manhã, ainda por casa, ou já na praia por exemplo, fazer uma pequena sequência de prática, como a Saudação ao Sol, ou simplesmente tirar uns minutos para alongar o corpo, esticar, rodar e depois relaxar e aproveitar o dia.

- E ao longo do dia, porque não fazer uma caminhada junto ao mar ou no meio da natureza para que o corpo comece lentamente a adaptar-se à nova realidade que as férias proporcionam.

- Escolham uma altura do dia - por exemplo o pôr do sol ou a chegada da lua para parar um pouco e contemplar o momento. Podem fazê-lo sós ou na vossa melhor companhia, mas de certeza que esses instantes ficarão registados na vossa mente e corpo para sempre.

- Lembrem-se de respirar tranquilamente para aquietar ainda mais a mente, e aproveitem caso estejam num lugar junto da Natureza, para fazer uns exercícios respiratórios simples e encher o vossos pulmões de ar limpo e saudável.

- As férias são mesmo para fazer o que nos realmente apetece mas se pudermos pelo menos uma vez no dia pensar no esforço que o corpo faz para processar algumas das coisas que ingerimos nesta altura, certamente que também nos vai ocorrer beber um copo de água com limão logo de manhã (e vários durante o dia) ou um sumo natural, smothie, chá... o mais natural possível.

Resumindo, as férias são uma oportunidade para energizar e reequilibrar corpo e mente.

Aproveitem que eu vou fazer o mesmo!

Namastê

#férias #fériassaudáveis #yoga #verão #dolcefareniente

0 visualização