• Rita Cachaço

Let it go!


A propósito do lançamento do livro Desperdício Zero (Bea Johnson) no nosso país, decidi partilhar convosco algumas medidas que já implementei no meu dia-a-dia e que têm como objetivo reduzir a minha pegada ecológica e quem sabe... inspirar-vos a fazer o mesmo!

(imagem: flirckr.com)

Uma das primeiras decisões que tomei de forma natural, foi deixar de usar garrafas de água de plástico (e de evitar comprá-las sempre que possível). Uso uma garrafa térmica de inox que mantém as temperaturas (quente ou frio) e onde transporto água ou chá. Cada garrafa de plástico de 33 cl que bebemos de um gole demora centenas de anos a desaparecer... Tento fazer escolhas conscientes e escolher produtos ecológicos. Desde o detergente para a loiça, ao gel duche, passando por produtos naturais para cuidar do corpo. Ao escolhermos produtos concentrados que duram mais tempo (para limpar a casa, por exemplo) ou embalagens familiares que evitam comprar mais vezes, estamos a reduzir o nosso consumo. Sempre que possível compro produtos artesanais sem químicos como sabonetes, óleos corporais, óleos essenciais... Evito acumular tralha. Há coisas que simplesmente recuso e outras que nem me fazem sentido ter em casa. De tanto em tanto tempo reúno o que já não me faz falta e dou a instituições que me pareçam corretas (lê o que escrevi sobre a livre circulação de bens e energia http://www.ritacachaco.com/single-post/2016/04/05/A-minha-regra-da-reciclagem-da-roupa-pela-livre-circula%C3%A7%C3%A3o-de-bens-e-de-energia).

Escolho presentes úteis para os meus amigos e familiares. Ofereço experiências ou produtos que sei que as pessoas vão realmente usar e não acumular lá por casa.

Ando sempre com um saco de pano. E por isso esta medida dos sacos de plástico não me afetou, uma vez que era um hábito que já tinha abandonado. Evito comprar produtos com embalagens muito elaboradas de modo a evitar desperdício extra. E claro... reciclo tudo o que consigo. Tenho a certeza que a maioria de vocês já implementou muitas destas medidas na vossa vida e por isso desafio-vos a partilhar tudo o que fazem para viver uma vida mais leve para a nossa querida natureza. Namastê!

#DesperdícioZero #reciclar #ecologia

0 visualização