• Rita Cachaço

Saudação ao Sol / Surya Namaskar


A saudação ao sol é utilizada por todas as linhagens e diferentes escolas de Haṭha Yoga. Existem como tal muitas variantes diferentes desta sequência, mas o propósito deverá sempre o mesmo: o surya namaskar não é apenas uma prática física mas um verdadeiro namaskar, uma saudação e uma reverência ao Sol. Como tal deve ser executada com um espírito de interioridade e humildade. Um estado de atenção interna deve ser desenvolvido como uma meditação, ou mesmo uma oração.

Através da respiração consciente, coordenada com os movimentos, a mente vai ficando cada vez mais focada e o corpo vai aquecendo. Ao nível físico é um excelente exercício pois fortalece, desenvolve e alonga todo o corpo.

A saudação ao sol (sūrya) e o seu culto é considerado tão antigo como os próprios Vedas. Não só para a cultura védica, mas também para qualquer outra cultura ancestral em qualquer parte do mundo, o Sol sempre foi adorado como um Deus. É graças a esta fonte de luz e calor que a vida neste planeta é possível. Aqui vos deixo uma das variantes possíveis, a chamada variante clássica.

Inspirem-se e tal como eu, e quando forem à praia façam alguns ciclos da saudação ao Sol! Não há melhor local para agradecer ao astro Rei!


496 visualizações