• Rita Cachaço

A minha regra da reciclagem da roupa - pela livre circulação de bens e de energia


Gostava de partilhar convosco algo que faço há muitos anos e a que chamei Regra de Reciclar Roupa. Consiste em sempre que compro alguma peça de roupa, fazer sair do armário alguma outra peça.

Não tem necessariamente de ser da mesma “espécie” por exemplo se compro umas calças pode sair uma camisola, uma t-shirt ou mesmo uma mala. A ideia principal é mesmo reciclar e manter a circulação dos bens. No fundo fugir da acumulação desnecessária.

Acho que todos temos noção dos excessos com os quais vivemos nos países ditos desenvolvidos. Excessos de comida (quem nunca descobriu no armário da cozinha algo que guardava já fora validade?), excesso de roupa e de coisas de um modo geral. Penso que esta noção e necessidade de redistribuição se acentuou com as viagens que tenho feito países com condições muito diferentes das nossas. É quase inacreditável com o pouco por dia podem viver as pessoas na Índia ou em outros países asiáticos. E se por um lado não tenho meios ou capacidade de ajudar a essa escala, pelo menos à minha escala posso fazer qualquer coisa.

Como tal, faço do meu armário um barómetro de excessos. Não me permito guardar roupa que não uso há muito tempo por exemplo. Sempre que entra algo novo, deve sair algo que reciclo com amigas, família, ou na maior parte das vezes com grupos mais necessitados. Quase todas as igrejas recebem roupa para redistribuir por quem necessita ou há várias delegações do Exercito de Salvação que fazem o mesmo.

Além de ser útil, sinto que não acumulo ou cristalizo espaços. A nossa casa (enfim, a nossa vida) é um reflexo de nós. Como podemos querer energia nova, circulação de ideias e pessoas, potencial criativo inovador, se guardamos, acumulamos, deixamos encher de pó as coisas lá em casa? Deixemos ir, e circular o que já não nos servem, o que gostamos menos, ou que até gostamos mas queremos substituir.

É preciso criar espaço para a novidade.

Como pode a novidade aparecer se quando chega à porta não tem espaço para entrar? ;)

Façam isto com tudo na vossa vida. Aprendam a dar, deixar ir, libertar, dizer adeus.

Lembrem-se que a energia só circula se houver espaço criado para isso. Não bloqueiem o potencial de circulação nas vossas vidas.

#Mudança #doar #reciclar #energia

164 visualizações